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SKYCRAFT #1 - FAWE & Comandos para iniciantes


19 respostas neste tópico

#1
Bhily

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TÓPICO 01 - "FAWE & Comandos para iniciantes"

 

E aí, meus consagrados! Houve demora mas finalmente aqui está o primeiro tópico sobre construções. Vale lembrar que este foi baseado no que vocês mais pediram no Formulário (que eu falasse sobre o FAWE, mas claro que, como eu disse, teremos diversos outros assuntos para os próximos tópicos). Entretanto, como eu sei que tem gente que mal conhece o WE quanto mais o FAWE, esse primeiro tópico ficará um pouco mais longo pois eu estarei explicando algumas coisas do FAWE e além do FAWE que usaremos futuramente. Detalhe por detalhe.
Além do mais, como este é o primeiro tópico de construções, este estará aberto a todas críticas construtivas possíveis a fim de trazer sempre o melhor para vocês.


Assim sendo, uma boa leitura e espero que gostem!

KutaNsW.png

O FAWE
O FAWE (FastAnsycWorldEdit) é uma versão aprimorada do WorldEdit (Que, por sua vez, é um plugin/mod de construção que facilita o seu processo de construções). É bom que lembrem-se de cada abreviação desses nomes estranhos porque usaremos várias vezes.
Você pode usar o FAWE/WE para acelerar uma construção, naturalizar/biomizar um mapa mais profissionalmente e diversas outras coisas.

OBS.: "Naturalizar" = Deixar natural (Adiconar árvores e decorações naturais);

OBS.: "Biomizar" = Atribuir um bioma para uma TF ou Build (A TF tá sem pintura e você atribui um bioma).

Costumamos chamar o FAWE de WE de profissional, até porque o FAWE é bem mais configurável, tem muitos outros comandos, é rápido/leve e etc. Infelizmente eu não achei nenhum MOD do FAWE como para Forge, no entanto não quer dizer que você obrigatoriamente deverá usar o FAWE caso queira acelerar suas construções. Pode usar o WorldEdit mesmo, só irão mudar algumas coisas.


Já o WorldEdit comum tem sim como MOD, mas, nem ouse entrar no Servidor com este MOD achando que vai ter OP de VIP e full acesso ao WE não... Primeiramente você será banido por uso de Mod não permitido e segundamente é provável que seu MOD nem funcione. Só estou dizendo que existe um MOD para WE caso você construa no SinglePlayer. Não gosta do SinglePlayer e quer usar WE no nosso criativo? Infelizmente atualmente não é possível liberar o WE para os Players por questão de desempenho, ou vocês veriam um Criativo completamente injogável pelo lag. Por isso, qualquer Tag [VIP] e acima tem permissão de uso de tal plugin.

OBS.: Aos VIP's+ que usam o WE, caso encontrem bugs no plugin por favor procurem algum Staffer pedindo para me contatar ou para falar com o FurmigaHumana para que possamos averiguar e consertar o bug.

Com ou sem WorldEdit, no Singleplayer ou no Multiplayer, vamos prosseguir.

KutaNsW.png

O WorldEdit em si, eu costumo dividir em duas partes (Ou mais, às vezes):
- Comandos simples (Como //set, //replace, //fill, //undo...);
- Comandos complexos (Como Brush's, Simplex's, //Mask...);
Mas como todo mundo já sabe pelo menos um pouco desses comandos simples, só vou dar uma avançada nesses comandos mais simples e abrir o tema para esses "comandos que poucos sabem como usar" para que possamos usá-los sem dúvidas nas próximas aulas.

COMANDOS PARA INICIANTES
(Abra o Spoiler para saber a legenda)



Primeiro de tudo, para poder usar o WorldEdit em todos os comandos de seleção você deverá ter o item de seleção, o famoso machadinho do WE.

Utilize o comando "//wand" para pegá-lo.


Com o machado em mãos, você pode selecionar uma área clicando com o botão esquerdo uma vez em um bloco e com o botão direito em outro, assim, todos os blocos que estiverem dentro dessa área serão afetados pelo seu comando (Caso você clique com o botão direito no mesmo bloco que clicou com o esquerdo, você só vai estar selecionando uma área de 1 bloco).
É bom desde já você aprender a tomar cuidado com a área que você seleciona. Uma dica para seleção de área é que sempre selecione uma área que tenha espaço sobrando para que a Build não tenha o risco de ser cortada em casos de //copy ou //cut e para que ela não seja mal afetada em outras ações do WE.
Antes de ir para os outros comandos, você ainda tem 3 outras formas de selecionar uma área:


"//pos1" e "//pos2" | Marca o bloco das pernas do seu personagem estiver ocupando (Importante tomar cuidado com esse bloco pois ele NÃO marca onde você pisa, e sim onde está suas pernas já que o personagem do jogo tem 2 blocos de altura)
"//hpos1" e "//hpos2"
| Marca o bloco que você está olhando com a mira normal do seu personagem (Pelo amor de Deus não confunda com mirar com arco e flecha).

"//chunck" | Seleciona todo o Chunk que você está (Um Chunk é uma área de 16x16x256, ou seja, selecionará uma área de 16 blocos desde a bedrock até o limite de altura do seu mundo).

 

Como eu já tinha dito antes, esse primeiro tópico será apenas para dar início ao básico do nosso amado WE e explicar algumas coisas que poucos sabem e alguns comandos que vocês não sabiam. Assim sendo, vamos aos comandos (~Finalmenteeee):

 

__________________________________________________

 

 

COMADOS DE SETAR BLOCOS

Preguiça de colocar blocos, parceiro? De boa, olha esses comandos aqui pra você:

* "//set <id>" | Preenche a área selecionada com o ID que você escolheu.


"//fill <id> <raio>" | Preenche a área independente do formato, de acordo com o raio (tamanho).

(Abra o Spoiler para saber mais detalhadamente sobre o uso deste comando)

 

OBS.: "Raio" aqui tem a mesma função que na matemática (Metade do diâmetro da circunferência, pode procurar nos sites ou em livros que falam mais explicadamente sobre o assunto para que este tópico não fique tão grande somente explicando isso).


* "//walls <id>" | Cria 4 paredes com a área que você marca.
* "//faces <id>" | Cria paredes dos 6 lados da área que você marca (cubo).
* "//replace <a ser substituído> <o que irá substituir>" | Substitui um ID por outro. Caso você não especifique o primeiro ID e apenas o segundo, toda a sua área menos os blocos de Air (ID 0) serão trocados.

OBS.: Para usar mais de um bloco nos ID's ponha uma vírgula para separar como "//set 1,2,3".
OBS.: Para colocar mais porcentagem de um bloco use o ID com % como //set 40%1,60%2 (Não esqueça nunca da vírgula).

 

__________________________________________________

 

 

COMADOS DE CLIPBOARD

Construiu algo e quer mover ou adicionar mais em outros lugares mas não quer construir tudo de novo? Aqui estão comandos para você:

* "//copy (-m <ID>)" | Copia a área marcada. Se você usa o "-m <ID>" corretamente, o seu copy só irá copiar o(s) bloco(s) descrito após o "-m". O "-m" é abreviação para "Mask". Nesse caso, temos uma informação obrigatória dentro de uma opcional, isso quer dizer que uma vez que você usa o -m você deverá colocar o ID se não o seu comando não vai.
* "//cut" | Recorta a área marcada.
* "//clearclipboard" | "esquece" a área copiada.
* "//rotate <graus>" | Rotaciona a área marcada.
OBS.: os graus são em números, como 20, 45, 90, 180, 270...

(Abra o Spoiler para saber mais detalhadamente sobre o uso deste comando)

 
* "//flip <direção>" | Dá um backflip invertido quádruplo carpado master da quinta dimensão que somente os cangurus africanos que vivem no ártico sabem fazer e que inverte/espelha sua construção e faz um bagulho muito doido e abre esse Spoiler aí pra entender direito.
Realmente foi uma descrição bem estranha mas o Flip é um comando que você tem que usar com cautela se não você pode passar um tempo com dor de cabeça tentando acertar o comando certo... Basicamente e resumidamente este comando irá inverter/espelhar a sua construção
 
Quanto ao "//flip e" que é o mais interessante, veja o passo a passo informativo abaixo para saber mais do que você pode fazer com esse comando maluco:


* "//paste (-a)" | Cola a área selecionada onde você estiver. Caso você use com "-a" o seu comando vai ignorar os blocos de ar, assim, evitando bugar sua construção. O "-a" é abreviação para "Air", ou seja: Out Air (Sem ar).

(Abra o Spoiler para saber mais detalhadamente sobre o uso deste comando)

 

__________________________________________________

 

OUTROS COMANDOS

* "//center <id> | Acha o centro da sua área selecionada e, neste centro, coloca o ID que você escolheu.
* "//stack <número de repetições> (direção)" | Multiplica a área selecionada quantas vezes você quiser e em uma certa direção.
* "//move <blocos> (direção)" | Move a área selecionada quantos blocos você quiser e em determinada direção.

OBS.: A direção em ambos os comandos está como opcional pois só de você mirar em tal direção o WE irá interpretar que você quer que o seu comando vá para a direção na qual você está olhando.

 

* "//overlay <id>" | Irá sobrepor uma camada do bloco escolhido na área selecionada.
* "//naturalize" | É a famosa pintura de TF pra amador. Basicamente irá recriar o padrão default para mundos do minecraft em cima de onde tiver ID de pedra.
"//snow <raio>" | Cria uma área de gelo fazendo com que seu bioma congele mesmo se não for um bioma de gelo.
"//thaw <raio>" | O oposto do "//snow", este comando ao invés de congelar ele descongela a área.
"//green <raio>" | Funciona da mesma maneira do //snow porém desta vez é com grama. Vai deixar tudo verde.
* "//flora" | Faz crescer flores e mato na grama, também pode crescer cactos na areia. Basicamente é o "bone meal" só que pra preguiçosos máximos (Zueira, eu também uso kk).
//drain <raio> | Drena toda a água presente no raio.
"//fixwater <raio>" | Conserta áreas que estão com águas "correndo". O raio tem sua forma de um Cubo.
"//fixlava <raio>" | Conserta áreas que estão com Lavas "correndo". O raio tem sua forma de um Cubo.

 

Por último, os comandos sagrados pra quem costuma fazer 'cagadas' (como dar paste sem "-a"):

 "//undo (número de repetições)" | Apaga a ação anteriormente criada por qualquer comando.
"//redo (número de repetições)" | Retorna a ação que foi anteriormente excluída pelo "//undo".

OBS.: O "número de repetições" nesses dois comandos é praticamente a mesma função do "número de repetições" do comando "//stack": Para que você consiga por exemplo dar mais de um undo num só comando. Como em //undo 5 eu dou 5 "undo's" num só comando. O mesmo com o redo.

Por curiosidade, em "undo" nós temos o "un" (Prefixo de negação em inglês) + "do" (verbo fazer em inglês) enquanto "redo" temos "re" (Prefixo de repetição) + "do" (verbo fazer em inglês), tradução de ambos é respectivamente: "Desfazer" e 'Refazer".

 

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Por hoje é só, acho que deu pra falar de vários comandos interessantes somente do WE. E de pensar que nem chegamos na metade praticamente... Enfim, paro por aqui porque depois daqui os comandos começam a ser mais complexos onde começamos a usar Brush's, Simplex, pintura e chegamos mais próximos do que realmente estamos querendo aprender como dicas de como melhorar a TF, estrutura e etc... Mas isso tudo nos próximos tópicos. O próximo tutorial sairá daqui a uns dias (Menos de uma semana, claro) quando eu desocupar um pouco pois eu estou desde cedo escrevendo nesse tópico. Espero que tenham gostado, como eu disse este é o primeiro tópico e servirá como introdução ao projeto e para que vocês possam ver o que acham que precisa melhorar e tal... Enfim, comentem aí o que acham que tem que melhorar e o que acharam do primeiro tutorial, se precisa de mais "passo a passo" ou se deve ser menor...
 
CHEGA DE ENROLAR NÉ BHILY? Resumidamente:
Não entendeu alguma parte ou algum comando? Aproveite e deixe sua dúvida nos comentários que tiraremos sua dúvida no próximo tópico ou quando vermos.
 
Gostou do tópico? Comenta aí. Não gostou? Não faz mal, Comenta o que não gostou para que possamos melhorar.
 
Vejo vocês logo logo ;)
 
Atenciosamente, Bhily.

  • 9

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#2
Bhily

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Nem pensem que só porque o tópico foi grande que tudo foi falado, não falei nem a metade das funcionalidades do plugin e ainda tem outros 4 plugins pra falar e meus dedos cansaram por hoje...


  • 1

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#3
coOLD_

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Boa, Bhily
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#4
PluginStarx

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-x-

Nice tópico, irá ajudar muitos que ainda não entendem do plugin.

-x-

UP


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#5
coOLD_

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Nice tópico, irá ajudar muitos que ainda não entendem do plugin.

-x-

UP

 

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con

cordo.

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UP no seu comentário.


  • 0

#6
LeFronteiras

LeFronteiras

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Sensacional.
E para os que não estão sabendo, TF - Terraforming seriam as montanhas/morros/relevos presentes em um mapa/mundo.
Exemplo de TF: 



E LF - Landforming seriam as ilhas flutuantes.
Exemplo de LF:


 


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#7
Bhily

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Sensacional.
E para os que não estão sabendo, TF - Terraforming seriam as montanhas/morros/relevos presentes em um mapa/mundo.
Exemplo de TF: 

E LF - Landforming seriam as ilhas flutuantes.
Exemplo de LF:


Exatamente LeFronteiras... Entretanto eu que deveria explicar isso nas próximas aulas >:(

Ah e pessoal, por curiosidade eu que criei a categoria de LF enquanto era Mapper. Agora, todos da BT usam e pretendo compartilhar com vocês o uso desse termo e de outros conhecimentos.


  • 0

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#8
Stonetey

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Só esperando o tutorial de VoxelSniper! 


  • 0

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Deixe seu rep_up.png!

Feito por Namehah


#9
YT_PPGameplay

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-x-

Nice tópico, irá ajudar muitos que ainda não entendem do plugin.

-x-

UP

 

Realmente, vai ajudar bastante quem tem interesse na área!


  • 0

#10
Bhily

Bhily

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Só esperando o tutorial de VoxelSniper! 

 

 

Prepara que é em breve


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#11
Lorsty

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Ai sim 

Bhily

Parabéns pela iniciativa ,

com certeza irá ajudar muitas 

pessoas que não tem noção

de nada.

 

Nice.

 

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  • 0

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Lorsty

 


#12
Bhily

Bhily

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Acho que nunca apanhei tanto pra um Spoiler... (Editando desde cedo)


  • 0

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#13
xSnyder

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Nice Bhily!


  • 1

                                                                                    R57xg8Y.png


#14
Gabii_Extreme

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Topis💖

Editado por Gabii_Extreme, 10 janeiro 2019 - 22:14 .

  • 0

                                                                 [̲̅G̲̅α̲̅b̲̅н̲̅i̲̅є̲̅є̲̅є̲̅_̲̅] 

                                                                                 

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#15
whoxTheKiD

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Isso vai ajudar muitos players com dificuldade, parabéns. 


  • 1

#16
sleepinghappy

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Gostei do tópico, bem informado e ótima formatação. Parabéns, Bhily com certeza irá ajudar aqueles que contém dificuldades em comandos do plugin FAWE.


  • 0

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#17
LeeSinIsMyMa

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Ótimo tópico, divertido e bem explicado.
Aprendi várias coisas que não fazia ideia de como funcionavam.

Parabéns, Bhily.


  • 0

#18
winxMay

winxMay

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Nice Build Team

Vai ajudar muito quem não entende do assunto


  • 0

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#19
LeFronteiras

LeFronteiras

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HCEX1Cx.png

Sobre os "blocos secretos", abaixo seguem os IDs dos mesmos.

Bloco de Arenito FULL > 43:9
Bloco de Laje de Pedra FULL > 43:8
Portal > 90
Bloco de Cogumelo Vermelho > 100:14
Bloco de Cogumelo Branco > 100:15
Bloco de Cogumelo Bege > 100
Bloco de Madeira de Carvalho FULL > 17:12
Bloco de Madeira de Pinheiro FULL > 17:13
Bloco de Madeira de Eucalipto FULL > 17:14
Bloco de Madeira da Selva FULL > 17:15
Fornalha "acesa" > 62
Lâmpada de Redstone "acesa" > 124
Bloco de Barreira / Bloco Invisível > 166

Obs: Para mudar a direção do Portal de da Fornalha "acesa", use ":<1-5>" (utilize um número de 1 a 5), assim, substituirá o bloco por um mesmo só que rotacionado.


  • 0

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#20
Bhily

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HCEX1Cx.png

Sobre os "blocos secretos", abaixo seguem os IDs dos mesmos.

Bloco de Arenito FULL > 43:9
Bloco de Laje de Pedra FULL > 43:8
Portal > 90
Bloco de Cogumelo Vermelho > 100:14
Bloco de Cogumelo Branco > 100:15
Bloco de Cogumelo Bege > 100
Bloco de Madeira de Carvalho FULL > 17:12
Bloco de Madeira de Pinheiro FULL > 17:13
Bloco de Madeira de Eucalipto FULL > 17:14
Bloco de Madeira da Selva FULL > 17:15
Fornalha "acesa" > 62
Lâmpada de Redstone "acesa" > 124
Bloco de Barreira / Bloco Invisível > 166

Obs: Para mudar a direção do Portal de da Fornalha "acesa", use ":<1-5>" (utilize um número de 1 a 5), assim, substituirá o bloco por um mesmo só que rotacionado.

 

 

Pretendia explicar isso também...


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