Ir para conteúdo

Welcome to SkyCraft
Register now to gain access to all of our features. Once registered and logged in, you will be able to create topics, post replies to existing threads, give reputation to your fellow members, get your own private messenger, post status updates, manage your profile and so much more. If you already have an account, login here - otherwise create an account for free today!

Esconder Shoutbox Seja bem-vindo ao fórum do SkyCraft.

Servidor: mc.skycraft.com.br » 1.8 - 1.13
TeamSpeak: ts.skycraft.com.br
Seja Staffer: Clique aqui
Crie sua revisão: Clique aqui
Changelog: Clique aqui

NOVO: Hall da Fama - clique aqui e saiba mais!
Resultado - Select a Mode

Utilize a ShoutBox para assuntos não importantes, shouts com: Denúncias, dúvidas, sugestões só serão devidamente respondidas em tópicos!

@  Skycraft Net... : (23 janeiro 2019 - 21:33 ) AlanMXF é o mais novo membro do fórum :corneta:
@  whyLeoo_ : (23 janeiro 2019 - 21:30 ) oi
@  vitintristin : (23 janeiro 2019 - 21:28 ) oi
@  Skycraft Net... : (23 janeiro 2019 - 21:04 ) ANDREGAMEPRAIS é o mais novo membro do fórum :corneta:
@  Skycraft Net... : (23 janeiro 2019 - 21:03 ) wallacerrdd é o mais novo membro do fórum :corneta:
@  ParkNicolas : (23 janeiro 2019 - 21:02 ) @xBiel eae
@  DaviRosset : (23 janeiro 2019 - 20:59 ) @xBiel ¬¬
@  xBiel : (23 janeiro 2019 - 20:51 ) take my hand
@  Skycraft Net... : (23 janeiro 2019 - 20:43 ) Geninho_br é o mais novo membro do fórum :corneta:
@  FabricioYTvlog : (23 janeiro 2019 - 20:42 ) sério to mto bolado
@  FabricioYTvlog : (23 janeiro 2019 - 20:42 ) que raiva mano
@  FabricioYTvlog : (23 janeiro 2019 - 20:41 ) espero q eles vejam e façam alguma coisa
@  FabricioYTvlog : (23 janeiro 2019 - 20:41 ) fiz minha revisao
@  TiuhDusRedBu... : (23 janeiro 2019 - 20:39 ) @Sim, DaviRosset, Um infrator botou mil palavra no chat inteiro.
@  DaviRosset : (23 janeiro 2019 - 20:38 ) shout bugou comacin
@  Harllequin_ : (23 janeiro 2019 - 20:38 ) não sou staff
@  FabricioYTvlog : (23 janeiro 2019 - 20:37 ) dai vc ve q eu n tenho nada
@  FabricioYTvlog : (23 janeiro 2019 - 20:37 ) quer me telar?
@  Harllequin_ : (23 janeiro 2019 - 20:36 ) acho que eles tem motivos pra banir, não iriam banir sem provas!
@  Harllequin_ : (23 janeiro 2019 - 20:36 ) Faça uma revisão: https://forum.skycra...isão-veja-aqui/

Foto

SKYCRAFT #1 - FAWE & Comandos para iniciantes

19 respostas neste tópico

Bhily

Bhily

[Administrador] da BuildTeam

• Administrador
  • 50 posts
  • Discord:zBhily#8326
  • Área(s):Build Team
  • LocalizaçãoNa minha casa
  • Nick Minecraft:itzBhily
  • Tempo online: 1d 15h 33m 56s

TÓPICO 01 - "FAWE & Comandos para iniciantes"

E aí, meus consagrados! Houve demora mas finalmente aqui está o primeiro tópico sobre construções. Vale lembrar que este foi baseado no que vocês mais pediram no Formulário (que eu falasse sobre o FAWE, mas claro que, como eu disse, teremos diversos outros assuntos para os próximos tópicos). Entretanto, como eu sei que tem gente que mal conhece o WE quanto mais o FAWE, esse primeiro tópico ficará um pouco mais longo pois eu estarei explicando algumas coisas do FAWE e além do FAWE que usaremos futuramente. Detalhe por detalhe.
Além do mais, como este é o primeiro tópico de construções, este estará aberto a todas críticas construtivas possíveis a fim de trazer sempre o melhor para vocês.

Assim sendo, uma boa leitura e espero que gostem!

KutaNsW.png

O FAWE
O FAWE (FastAnsycWorldEdit) é uma versão aprimorada do WorldEdit (Que, por sua vez, é um plugin/mod de construção que facilita o seu processo de construções). É bom que lembrem-se de cada abreviação desses nomes estranhos porque usaremos várias vezes.
Você pode usar o FAWE/WE para acelerar uma construção, naturalizar/biomizar um mapa mais profissionalmente e diversas outras coisas.

OBS.: "Naturalizar" = Deixar natural (Adiconar árvores e decorações naturais);

OBS.: "Biomizar" = Atribuir um bioma para uma TF ou Build (A TF tá sem pintura e você atribui um bioma).

Costumamos chamar o FAWE de WE de profissional, até porque o FAWE é bem mais configurável, tem muitos outros comandos, é rápido/leve e etc. Infelizmente eu não achei nenhum MOD do FAWE como para Forge, no entanto não quer dizer que você obrigatoriamente deverá usar o FAWE caso queira acelerar suas construções. Pode usar o WorldEdit mesmo, só irão mudar algumas coisas.

Já o WorldEdit comum tem sim como MOD, mas, nem ouse entrar no Servidor com este MOD achando que vai ter OP de VIP e full acesso ao WE não... Primeiramente você será banido por uso de Mod não permitido e segundamente é provável que seu MOD nem funcione. Só estou dizendo que existe um MOD para WE caso você construa no SinglePlayer. Não gosta do SinglePlayer e quer usar WE no nosso criativo? Infelizmente atualmente não é possível liberar o WE para os Players por questão de desempenho, ou vocês veriam um Criativo completamente injogável pelo lag. Por isso, qualquer Tag [VIP] e acima tem permissão de uso de tal plugin.

OBS.: Aos VIP's+ que usam o WE, caso encontrem bugs no plugin por favor procurem algum Staffer pedindo para me contatar ou para falar com o FurmigaHumana para que possamos averiguar e consertar o bug.

Com ou sem WorldEdit, no Singleplayer ou no Multiplayer, vamos prosseguir.

KutaNsW.png

O WorldEdit em si, eu costumo dividir em duas partes (Ou mais, às vezes):
- Comandos simples (Como //set, //replace, //fill, //undo...);
- Comandos complexos (Como Brush's, Simplex's, //Mask...);
Mas como todo mundo já sabe pelo menos um pouco desses comandos simples, só vou dar uma avançada nesses comandos mais simples e abrir o tema para esses "comandos que poucos sabem como usar" para que possamos usá-los sem dúvidas nas próximas aulas.

COMANDOS PARA INICIANTES
(Abra o Spoiler para saber a legenda)

Primeiro de tudo, para poder usar o WorldEdit em todos os comandos de seleção você deverá ter o item de seleção, o famoso machadinho do WE.

Utilize o comando "//wand" para pegá-lo.

Com o machado em mãos, você pode selecionar uma área clicando com o botão esquerdo uma vez em um bloco e com o botão direito em outro, assim, todos os blocos que estiverem dentro dessa área serão afetados pelo seu comando (Caso você clique com o botão direito no mesmo bloco que clicou com o esquerdo, você só vai estar selecionando uma área de 1 bloco).
É bom desde já você aprender a tomar cuidado com a área que você seleciona. Uma dica para seleção de área é que sempre selecione uma área que tenha espaço sobrando para que a Build não tenha o risco de ser cortada em casos de //copy ou //cut e para que ela não seja mal afetada em outras ações do WE.
Antes de ir para os outros comandos, você ainda tem 3 outras formas de selecionar uma área:

"//pos1" e "//pos2" | Marca o bloco das pernas do seu personagem estiver ocupando (Importante tomar cuidado com esse bloco pois ele NÃO marca onde você pisa, e sim onde está suas pernas já que o personagem do jogo tem 2 blocos de altura)
"//hpos1" e "//hpos2"
| Marca o bloco que você está olhando com a mira normal do seu personagem (Pelo amor de Deus não confunda com mirar com arco e flecha).

"//chunck" | Seleciona todo o Chunk que você está (Um Chunk é uma área de 16x16x256, ou seja, selecionará uma área de 16 blocos desde a bedrock até o limite de altura do seu mundo).

Como eu já tinha dito antes, esse primeiro tópico será apenas para dar início ao básico do nosso amado WE e explicar algumas coisas que poucos sabem e alguns comandos que vocês não sabiam. Assim sendo, vamos aos comandos (~Finalmenteeee):

COMADOS DE SETAR BLOCOS

Preguiça de colocar blocos, parceiro? De boa, olha esses comandos aqui pra você:

* "//set <id>" | Preenche a área selecionada com o ID que você escolheu.

"//fill <id> <raio>" | Preenche a área independente do formato, de acordo com o raio (tamanho).

(Abra o Spoiler para saber mais detalhadamente sobre o uso deste comando)

OBS.: "Raio" aqui tem a mesma função que na matemática (Metade do diâmetro da circunferência, pode procurar nos sites ou em livros que falam mais explicadamente sobre o assunto para que este tópico não fique tão grande somente explicando isso).

* "//walls <id>" | Cria 4 paredes com a área que você marca.
* "//faces <id>" | Cria paredes dos 6 lados da área que você marca (cubo).
* "//replace <a ser substituído> <o que irá substituir>" | Substitui um ID por outro. Caso você não especifique o primeiro ID e apenas o segundo, toda a sua área menos os blocos de Air (ID 0) serão trocados.

OBS.: Para usar mais de um bloco nos ID's ponha uma vírgula para separar como "//set 1,2,3".
OBS.: Para colocar mais porcentagem de um bloco use o ID com % como //set 40%1,60%2 (Não esqueça nunca da vírgula).

COMADOS DE CLIPBOARD

Construiu algo e quer mover ou adicionar mais em outros lugares mas não quer construir tudo de novo? Aqui estão comandos para você:

* "//copy (-m <ID>)" | Copia a área marcada. Se você usa o "-m <ID>" corretamente, o seu copy só irá copiar o(s) bloco(s) descrito após o "-m". O "-m" é abreviação para "Mask". Nesse caso, temos uma informação obrigatória dentro de uma opcional, isso quer dizer que uma vez que você usa o -m você deverá colocar o ID se não o seu comando não vai.
* "//cut" | Recorta a área marcada.
* "//clearclipboard" | "esquece" a área copiada.
* "//rotate <graus>" | Rotaciona a área marcada.
OBS.: os graus são em números, como 20, 45, 90, 180, 270...

* "//flip <direção>" | Dá um backflip invertido quádruplo carpado master da quinta dimensão que somente os cangurus africanos que vivem no ártico sabem fazer e que inverte/espelha sua construção e faz um bagulho muito doido e abre esse Spoiler aí pra entender direito.
Realmente foi uma descrição bem estranha mas o Flip é um comando que você tem que usar com cautela se não você pode passar um tempo com dor de cabeça tentando acertar o comando certo... Basicamente e resumidamente este comando irá inverter/espelhar a sua construção

Quanto ao "//flip e" que é o mais interessante, veja o passo a passo informativo abaixo para saber mais do que você pode fazer com esse comando maluco:

* "//paste (-a)" | Cola a área selecionada onde você estiver. Caso você use com "-a" o seu comando vai ignorar os blocos de ar, assim, evitando bugar sua construção. O "-a" é abreviação para "Air", ou seja: Out Air (Sem ar).

OUTROS COMANDOS

* "//center <id> | Acha o centro da sua área selecionada e, neste centro, coloca o ID que você escolheu.
* "//stack <número de repetições> (direção)" | Multiplica a área selecionada quantas vezes você quiser e em uma certa direção.
* "//move <blocos> (direção)" | Move a área selecionada quantos blocos você quiser e em determinada direção.

OBS.: A direção em ambos os comandos está como opcional pois só de você mirar em tal direção o WE irá interpretar que você quer que o seu comando vá para a direção na qual você está olhando.

* "//overlay <id>" | Irá sobrepor uma camada do bloco escolhido na área selecionada.
* "//naturalize" | É a famosa pintura de TF pra amador. Basicamente irá recriar o padrão default para mundos do minecraft em cima de onde tiver ID de pedra.
"//snow <raio>" | Cria uma área de gelo fazendo com que seu bioma congele mesmo se não for um bioma de gelo.
"//thaw <raio>" | O oposto do "//snow", este comando ao invés de congelar ele descongela a área.
"//green <raio>" | Funciona da mesma maneira do //snow porém desta vez é com grama. Vai deixar tudo verde.
* "//flora" | Faz crescer flores e mato na grama, também pode crescer cactos na areia. Basicamente é o "bone meal" só que pra preguiçosos máximos (Zueira, eu também uso kk).
//drain <raio> | Drena toda a água presente no raio.
"//fixwater <raio>" | Conserta áreas que estão com águas "correndo". O raio tem sua forma de um Cubo.
"//fixlava <raio>" | Conserta áreas que estão com Lavas "correndo". O raio tem sua forma de um Cubo.

Por último, os comandos sagrados pra quem costuma fazer 'cagadas' (como dar paste sem "-a"):

"//undo (número de repetições)" | Apaga a ação anteriormente criada por qualquer comando.
"//redo (número de repetições)" | Retorna a ação que foi anteriormente excluída pelo "//undo".

OBS.: O "número de repetições" nesses dois comandos é praticamente a mesma função do "número de repetições" do comando "//stack": Para que você consiga por exemplo dar mais de um undo num só comando. Como em //undo 5 eu dou 5 "undo's" num só comando. O mesmo com o redo.

Por curiosidade, em "undo" nós temos o "un" (Prefixo de negação em inglês) + "do" (verbo fazer em inglês) enquanto "redo" temos "re" (Prefixo de repetição) + "do" (verbo fazer em inglês), tradução de ambos é respectivamente: "Desfazer" e 'Refazer".

KutaNsW.png
Por hoje é só, acho que deu pra falar de vários comandos interessantes somente do WE. E de pensar que nem chegamos na metade praticamente... Enfim, paro por aqui porque depois daqui os comandos começam a ser mais complexos onde começamos a usar Brush's, Simplex, pintura e chegamos mais próximos do que realmente estamos querendo aprender como dicas de como melhorar a TF, estrutura e etc... Mas isso tudo nos próximos tópicos. O próximo tutorial sairá daqui a uns dias (Menos de uma semana, claro) quando eu desocupar um pouco pois eu estou desde cedo escrevendo nesse tópico. Espero que tenham gostado, como eu disse este é o primeiro tópico e servirá como introdução ao projeto e para que vocês possam ver o que acham que precisa melhorar e tal... Enfim, comentem aí o que acham que tem que melhorar e o que acharam do primeiro tutorial, se precisa de mais "passo a passo" ou se deve ser menor...

CHEGA DE ENROLAR NÉ BHILY? Resumidamente:
Não entendeu alguma parte ou algum comando? Aproveite e deixe sua dúvida nos comentários que tiraremos sua dúvida no próximo tópico ou quando vermos.

Gostou do tópico? Comenta aí. Não gostou? Não faz mal, Comenta o que não gostou para que possamos melhorar.

Vejo vocês logo logo ;)

Atenciosamente, Bhily.

• 9

EYbVHsU.png

Anúncios

Bhily

Bhily

• Administrador
  • 50 posts

Nem pensem que só porque o tópico foi grande que tudo foi falado, não falei nem a metade das funcionalidades do plugin e ainda tem outros 4 plugins pra falar e meus dedos cansaram por hoje...

• 1

EYbVHsU.png

coOLD_

coOLD_

Coordenador | BuildTeam | 20/01

• Coordenador
  • 1.316 posts
  • Discord:oudri#0777
  • Área(s):Fórum/In-Game
  • LocalizaçãoNo mesmo lugar de sempre
  • Nick Minecraft:oldGabriewl

Medalhas do Usuário

• Tempo online: 33d 1h 10m 16s
Boa, Bhily
  • 0

PluginStarx

PluginStarx

Administrador Design

• Administrador
  • 2.969 posts
  • Área(s):Design
  • Localizaçãop.getWorld().getLocation;
  • Nick Minecraft:<span style="color: #16b4f8">PluginStarx</span>

Medalhas do Usuário

• Tempo online: 145d 5h 16m 38s

-x-

Nice tópico, irá ajudar muitos que ainda não entendem do plugin.

-x-

UP

• 2

giphy.gif

esqxp.png

coOLD_

coOLD_

Coordenador | BuildTeam | 20/01

• Coordenador
  • 1.316 posts
  • Discord:oudri#0777
  • LocalizaçãoNo mesmo lugar de sempre
  • Nick Minecraft:oldGabriewl

Medalhas do Usuário

• Tempo online: 33d 1h 10m 16s

-x-

-x-

UP

-x-

con

cordo.

-x-

UP no seu comentário.

• 0

LeFronteiras

LeFronteiras

🇦 🇧🇦🇸🇪 🇻🇪🇲 🇫🇴🇷🇹🇪

• Membro
  • 759 posts
  • Área(s):MiniGames
  • Localizaçãoᴇʀʀᴏʀ - ᴘʀɪᴠᴀᴛᴇ.ᴘʟᴀᴄᴇ

Medalhas do Usuário

• Tempo online: 55d 19h 22m 55s

Sensacional.
E para os que não estão sabendo, TF - Terraforming seriam as montanhas/morros/relevos presentes em um mapa/mundo.
Exemplo de TF: 

E LF - Landforming seriam as ilhas flutuantes.
Exemplo de LF:

• 0

wVKOnOg.png

Bhily

Bhily

• Administrador
  • 50 posts
Sensacional.
E para os que não estão sabendo, TF - Terraforming seriam as montanhas/morros/relevos presentes em um mapa/mundo.
Exemplo de TF: 

E LF - Landforming seriam as ilhas flutuantes.
Exemplo de LF:

Exatamente LeFronteiras... Entretanto eu que deveria explicar isso nas próximas aulas >:(

Ah e pessoal, por curiosidade eu que criei a categoria de LF enquanto era Mapper. Agora, todos da BT usam e pretendo compartilhar com vocês o uso desse termo e de outros conhecimentos.

• 0

EYbVHsU.png

Stonetey

Stonetey

[ᴍᴇᴍʙʀᴏ] ᴍɪɴɪɢᴀᴍᴇs

• Membro
  • 357 posts
  • Discord:Guilherme#9999
  • LocalizaçãoLondrina, Paraná.
  • Tempo online: 14d 1h 22m 57s

Só esperando o tutorial de VoxelSniper! 

• 0

ASa.png

Deixe seu rep_up.png!

Feito por Namehah

YT_PPGameplay

YT_PPGameplay

Membro

• Mapper
  • 24 posts
  • Discord:YT PP Gameplay#2877
  • Tempo online: 17h 5m 10s

-x-

-x-

UP

Realmente, vai ajudar bastante quem tem interesse na área!

• 0

Bhily

Bhily

• Administrador
  • 50 posts

Só esperando o tutorial de VoxelSniper! 

Prepara que é em breve

• 0

EYbVHsU.png

Lorsty

Lorsty

Poeria no Vento

• Membro
  • 211 posts
  • Facebook:Em breve
  • Discord:Privado
  • Área(s):Todos
  • LocalizaçãoPortugal
  • Tempo online: 3d 6h 53m 50s

jCPD4jX.png

Ai sim 

Bhily

Parabéns pela iniciativa ,

com certeza irá ajudar muitas 

pessoas que não tem noção

de nada.

Nice.

jCPD4jX.png

• 0

j26JQt.jpg5.png

Lorsty

Bhily

Bhily

• Administrador
  • 50 posts

Acho que nunca apanhei tanto pra um Spoiler... (Editando desde cedo)

• 0

EYbVHsU.png

xSnyder

xSnyder

Membro

• Membro
  • 177 posts
  • Discord:Snyder#8763
  • Tempo online: 10d 2h 12m 7s

Nice Bhily!

• 1

R57xg8Y.png

Gabii_Extreme

Gabii_Extreme

Membro

• VIP Ouro
  • 18 posts
  • Discord:!!《๖ۣۜ⚘๖ۣۜガビ ♡ガビリー ♡#4631
  • LocalizaçãoCoração do Moreno :3
  • Nick Minecraft:Gabii_Extreme
  • Tempo online: 3d 23h 26m 43s
Topis💖

Editado por Gabii_Extreme, 10 janeiro 2019 - 22:14 .

• 0

[̲̅G̲̅α̲̅b̲̅н̲̅i̲̅є̲̅є̲̅є̲̅_̲̅] 

giphy.gif

whoxTheKiD

whoxTheKiD

Membro

• Mapper
  • 85 posts
  • LocalizaçãoNárnia
  • Tempo online: 7d 9h 15m 34s

Isso vai ajudar muitos players com dificuldade, parabéns. 

• 1

sleepinghappy

sleepinghappy

j o r n a l i s t a >

• Jornalista
  • 3.700 posts
  • Área(s):Todos

Medalhas do Usuário

• Tempo online: 214d 21h 4m 21s

Gostei do tópico, bem informado e ótima formatação. Parabéns, Bhily com certeza irá ajudar aqueles que contém dificuldades em comandos do plugin FAWE.

• 0

64.png

LeeSinIsMyMa

LeeSinIsMyMa

[ᴍᴏᴅᴇʀᴀᴅᴏʀ] ᴍɪɴɪɢᴀᴍᴇs

• Moderador
  • 33 posts
  • Discord:LeeIsMyMain#7170
  • LocalizaçãoNárnia
  • Tempo online: 7d 15h 31m 31s

Ótimo tópico, divertido e bem explicado.
Aprendi várias coisas que não fazia ideia de como funcionavam.

Parabéns, Bhily.

• 0

winxMay

winxMay

Jornalista & Builder

• Mapper
  • 208 posts

Medalhas do Usuário

• Tempo online: 5d 7h 45m 2s

Nice Build Team

Vai ajudar muito quem não entende do assunto

• 0

d.png

LeFronteiras

LeFronteiras

🇦 🇧🇦🇸🇪 🇻🇪🇲 🇫🇴🇷🇹🇪

• Membro
  • 759 posts
  • Localizaçãoᴇʀʀᴏʀ - ᴘʀɪᴠᴀᴛᴇ.ᴘʟᴀᴄᴇ

Medalhas do Usuário

• Tempo online: 55d 19h 22m 55s

HCEX1Cx.png

Sobre os "blocos secretos", abaixo seguem os IDs dos mesmos.

Bloco de Arenito FULL > 43:9
Bloco de Laje de Pedra FULL > 43:8
Portal > 90
Bloco de Cogumelo Vermelho > 100:14
Bloco de Cogumelo Branco > 100:15
Bloco de Cogumelo Bege > 100
Bloco de Madeira de Carvalho FULL > 17:12
Bloco de Madeira de Pinheiro FULL > 17:13
Bloco de Madeira de Eucalipto FULL > 17:14
Bloco de Madeira da Selva FULL > 17:15
Fornalha "acesa" > 62
Lâmpada de Redstone "acesa" > 124
Bloco de Barreira / Bloco Invisível > 166

Obs: Para mudar a direção do Portal de da Fornalha "acesa", use ":<1-5>" (utilize um número de 1 a 5), assim, substituirá o bloco por um mesmo só que rotacionado.

• 0

wVKOnOg.png

Bhily

Bhily

• Administrador
  • 50 posts

HCEX1Cx.png

Sobre os "blocos secretos", abaixo seguem os IDs dos mesmos.

Bloco de Arenito FULL > 43:9
Bloco de Laje de Pedra FULL > 43:8
Portal > 90
Bloco de Cogumelo Vermelho > 100:14
Bloco de Cogumelo Branco > 100:15
Bloco de Cogumelo Bege > 100
Bloco de Madeira de Carvalho FULL > 17:12
Bloco de Madeira de Pinheiro FULL > 17:13
Bloco de Madeira de Eucalipto FULL > 17:14
Bloco de Madeira da Selva FULL > 17:15
Fornalha "acesa" > 62
Lâmpada de Redstone "acesa" > 124
Bloco de Barreira / Bloco Invisível > 166

Obs: Para mudar a direção do Portal de da Fornalha "acesa", use ":<1-5>" (utilize um número de 1 a 5), assim, substituirá o bloco por um mesmo só que rotacionado.

Pretendia explicar isso também...

• 1

EYbVHsU.png

Responder

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos